quinta-feira, 2 de maio de 2013

Diferenças de género


Começaremos por indagar sobre a origem das diferenças entre homens e mulheres. Consideram-se abordagens contrastantes para explicar a formação das identidades do género e os papéis sociais baseados nessas mesmas identidades.
Antes de revermos estas abordagens contraditórias, é necessário fazer uma distinção importante entre sexo e género. De um modo geral, os sociólogos utilizam o termo sexo para se referirem às diferenças anatómicas e fisiológicas que definem o corpo masculino e o corpo feminino. Em contrapartida, por género entende-se as diferenças psicológicas, sociais e culturais entre indivíduos do sexo masculino e do sexo feminino. O género esta associado a noções socialmente construídas de masculinidade e feminilidade, não é necessariamente um produto direto do sexo biológico de um individuo. A distinção entre sexo e género é fundamental, pois muitas diferenças entre homens e mulheres não são de origem biológica.
As interpretações sociológicas das diferenças e desigualdades de género têm assumido posições de contraste nesta questão do sexo e do género. Existem três grandes abordagens que irão ser analisadas seguidamente. Em primeiro lugar, observamos os argumentos que defendem a existência de uma base biológica nas diferenças de comportamento entre homens e mulheres. Em seguida, focaremos as teorias que dão particular importância à socialização e à aprendizagem dos papéis de género. Por último, tomaremos em consideração as concessões dos estudiosos que pensam que nem o género nem o sexo têm uma base biológica, sendo totalmente construídos a nível social.

Sem comentários:

Enviar um comentário